sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Muda e Luta

Bom dia a todos, se for de noite Boa noite, mas se estão a ler isto à tarde, azar...
Depois de reflectir sobre  esta questão e tê-la evitado durante 2 posts, hoje surgiu a inevitabilidade de movimentar as minhas mãos sobre certas teclas, do meu respectivo teclado, e escrever sobre o assunto.
Todos os dias eu penso em mudança, penso como a minha vida já mudou e como ainda vai mudar, mas desde que cresci e me tornei na pessoa que sou hoje, que provavelmente espero já nao mudar muito, o mundo´parece menos risonho.
Somos bombardeados com imagens chocantes todos os dias no telejornal e como se não bastásse só ouvimos falar em crise. Crise para aqui, crise para acolá e ouve-se ainda falar de mudança. Ouve-se falar de mudança nos salários, mudança nos dias de férias, tudo isto mudanças significativas na sociedade!
Mas todas as mudanças, a cima referidas, são mudanças para pior, essas que estão a afectar um país que vivia sob uma falsa sensação de prosperidade e que viveu muito a cima do seu nível.
Agora o (a)  leitor(a) interroga-se, pois eu só estou referir factos conhecidos, tristes factos mas factos familiares, que toda a gente que se interessa minimamente sobre o seu país conhece. Pois é, e são esses factos que me fazem temer a mudança. Não que eu nao queira mudar para melhor, mas com toda gente com um pensamento tão negativo, como querem que TODOS nós realizemos algo para mudar? A resposta poderia ser mais fácil, no entanto não é difícil.
Não fomos nós que descobrimos o caminho marítimo para a Índia, não fomos nós que descobrimos o Brasil,  Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné, Cabo Verde e Timor? ( peço desculpa se me esqueci de algum país) Eu sei, eu sei que já foi há muito tempo mas não estou a afirmar que temos de descobrir novas terras ou outros planetas. A minha intenção é puramente espiritual, ou seja, temos que aproveitar este nosso espírito aventureiro e criar novos projectos, abraçar novas iniciativas e lutar para que haja mudança. Mas uma mudança para melhor!

3 comentários:

  1. Duarte,
    Antes de podermos escrutinar este "mau espírito" de mudança temos de facto olhar para trás e avaliar aquilo que foi de facto feito. Nos finais dos idos anos 80 e durante toda a década de 90, os países mais ricos da União Europeia pagaram-nos mas que desistíssemos da nossa agricultura em troca de meia dúzia de tostões... ora acontece que para o leigo, essa meia dúzia de tostões era mais do que alguma vez na vinha tinham sonhado adquirir. A partir daí dá-se o mau hábito, quando esse dinheiro se esgotou, o leigo resolveu explorar os créditos e os bancos, ávidos de receber em juros, concederam tudo e mais alguma coisa que pudessem ceder ! Não aprendemos com outras crises da história e o resultado estava à vista, não só nós, mas também aqueles que por duas ou três vezes cometeram os mesmos erros. Agora vamos mudar ? Temos um presidente eleito pelo povo que esteve na origem da crise, sim, pois era este mesmo presidente quem estava à frente do governo que vendeu as nossas quotas de agricultura ao franceses, temos um primeiro ministro seu partidário, é novo, é diferente, mas por trás dele está a mesmíssima gente que noutras situações nos enterrou ainda mais. Ora, mudança ? Se lhes perguntares eles mandam-te emigrar. E sabes que mais a somar Macau a essa tua lista, são todos óptimos países para se emigrar, pelo menos enquanto o canudo europeu continuar a valer mais que o diploma ultramarino. Eu tenho é uma certeza, pela mão dos cortesãos que solicitam esforço e depois nos tentam chutar no "ass", "culo" ou na "bunda" eu não emigro de certeza ! Fico até lhes fincar os dedos nas suas testas ! E sim, aos alternativos e ao nosso projectos... não precisamos de tachos e ajudas para sermos os melhores, precisamos de ser diferentes e criativos. Portai-vos

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha partilhado a minha opinião é necessário agir, não se deixar corromper e fazer-nos brilhar no panorama internacional.

    ResponderExcluir
  3. tratares-me por você é mesmo cordial xD

    temos mesmo que fazer alguma coisa, não podemos deixar tudo a cargo do ronaldo (e coloco aqui uma tonelada de ironia se fosse possível). Eu tenho as minhas ideias e espero neste verão tentar fazer alguma coisa na minha área, já cheguei a partilhar no facebook uma cena na minha área, basicamente um iniciativa para jovens arquitectos e estudantes de arquitectura que passa por recuperar edifícios antigos no centro histórico do Porto a custo zero. Uma iniciativa duns gajos lá de cima, já ouviste falar ? vou estar atento àquilo porque até era interessante levar a iniciativa para outras cidades.

    ResponderExcluir